Um verdadeiro risoto italiano sempre terá duas características: arroz al dente e muita cremosidade!
No Brasil existem diversas variações desse prato que pode incluir camarão, pera, gorgonzola e nozes, e fazer um bom prato, é necessário usar um das três variações na receita que são: arroz arbóreo, arroz carnaroli e arroz vialone. Muita gente pensa que esses três tipos de arroz é a mesma coisa, mas aqui vamos lhe mostrar que não e lhe dizer as peculiaridades de cada um.
O arroz arbóreo é o mais usado aqui no Brasil, tem os grãos mais densos e é super recomendado em receitas de risotos que vão muita carne. O tempo de cozimento deste tipo varia de 14 a 17 minutos.
O vialone, também conhecido como vialone nano é o que tem o grão menor e arredondado dentre os três citados anteriormente. Este tipo de arroz é indicado para receitas que vão ingredientes mais delicados como os frutos do mar. O curioso do vialone nano é que este solta mais amido do que os outros, o que deixa seu prato ainda mais cremosa. O tempo de cozimento deste tipo de arroz varia de 13 a 15 minutos.
Já o carnaroli parece a mistura dos dois modelos citados anteriormente: ele possui um grão fino e comprido e, ainda, tem mais amido que o próprio arroz arbóreo. O tempo de cozimento deste tipo de arroz varia de 14 a 17 minutos.
Lembrando que para os três, o ponto certo do arroz é quando ele estiver no considerado “al dente”, ou seja, macio por fora e um miolo mais duro.